A desparasitação interna e externa de cães e gatos

A desparasitação consiste na eliminação de parasitas que sobrevivem no organismo do cachorro ou do gatinho e que podem afetar o seu desenvolvimento.
A desparasitação interna
Própria para parasitas intestinais, pulmonares e urinários – deve ser iniciada por volta das 4 semanas de vida e reforçada durante toda a vida do animal.
Na fase de cachorro e gatinho o médico pode recomendar a desparasitação com maior frequência (quinzenalmente).
Em adultos recomenda-se a desparasitação interna a cada três meses.
Todos os animais domésticos, mesmo aqueles que não passeiam na rua, devem ser desparasitados internamente, pois estes parasitas desenvolvem-se naturalmente no organismo do animal.
De forma a contribuir para um controlo dos parasitas intestinais e sua transmissão, lembre-se de apanhar sempre os dejetos do seu cachorro, quando este o faz na via pública (use saco de plástico e deite no contentor apropriado).
A desparasitação externa
Própria para pulgas, carraças, mosquitos, moscas, ácaros e piolhos – inicia-se também junto com a primeira vacina, devendo ser repetida mensalmente, durante toda a vida do animal.
Ao desparasitar o seu animal está a contribuir também para a sua saúde, já que alguns parasitas podem ser transmitidos ao homem.
O risco de transmissão é maior para as crianças e pessoas adultas com deficiência a nível do sistema imunitário.
Estes parasitas multiplicam-se tão rapidamente que a não prevenção facilmente resulta numa infestação. Pense, por exemplo, que uma pulga fêmea adulta coloca cerca de 50 ovos por dia!
Se tiver vários animais em casa é fundamental que desparasite todos em simultâneo.
Sabia que os gatos são mais alérgicos à picada da pulga que os cães, e que o risco de vida por alergia à picada da pulga é superior para o gato? Por isso, mesmo que o seu gato não passeie na rua, não esqueça de o proteger contra a pulga.
Nós, os donos, podemos levar estes hóspedes indesejados para nossa casa, “agarrados” aos nossos sapatos. Quando chegamos a casa, porque o animal tem, em geral, uma temperatura corporal superior à nossa, os parasitas externos preferem “habitar e explorar” o animal. Por esta razão, é tão importante a prevenção.
Esquema de Desparasitação Interna:
Cachorros e gatinhos: de 15 em 15 dias até aos 3 meses; 1 vez por mês entre os 3 e os 6 meses.
Cães e Gatos adultos: desparasitar com regularidade de 3 em 3 meses.
Cadelas e gatas lactantes: desparasitar junto com a ninhada.
Esquema de Desparasitação Externa:
Durante todo o ano, especialmente de Março a Novembro.
Atualmente existem vários medicamentos disponíveis: pipetas, comprimidos, xaropes, etc.
O médico-veterinário é o melhor profissional para o aconselhar sobre o medicamento mais adequado ao seu animal, tendo em conta a idade, o estado de saúde, o ambiente e o risco de infestação.