O que é a Leishmaniose?
A Leishmaniose é uma zoonose causada por uma infeção parasitária, transmitida de cão para cão, através da picada de flebótomos infetados (semelhantes a mosquitos).
É transmissível ao ser-humano?
Sim, é. Principalmente a crianças e idosos.
Quais são os sintomas?
Os sintomas podem não ser visíveis de imediato. Mantenha-se alerta para sinais como febre, perda de pelo, perda de peso súbito e feridas na pele. Os órgãos internos também são afetados, o que conduz ao aparecimento de anemia, artrite e insuficiência renal grave.
Existe cura?
Não. Os tratamentos hoje conhecidos apenas permitem controlar os sintomas. O tratamento é dispendioso e muitas vezes ineficaz. A Leishmaniose é uma doença potencialmente mortal.
O meu cão corre perigo?
Estima-se que, na Europa, existam cerca de 2,5 milhões de cães infetados com este parasita. A incidência maior regista-se na Europa do Sul com destaque para Portugal. A zona de Setúbal é uma área de grande incidência desta doença.
Como posso proteger o meu cão da Leishmaniose canina?
Uma das formas de proteção é a vacina especifica para prevenir a leishmaniose.
Esta vacina garante uma elevada taxa de eficácia na prevenção desta doença.
Cada caso terá de ser avaliado em consulta pelo médico-veterinário e em função das especificidades do animal (raça, idade, historial clínico) o médico irá propor o método de prevenção mais adequado.
Não deixe de falar com o médico-veterinário.
Ele é o melhor profissional para o ajudar a proteger o seu melhor amigo.
Todos os cães podem ser vacinados?
A maior parte dos cães com mais de 6 meses de idade que não sejam portadores de doenças infeciosas, incluindo a leishmaniose, podem ser vacinados.
Como funciona o programa de vacinação contra a Leishmaniose?
O programa completo de vacinação inclui três injeções iniciais administradas com três semanas de intervalo entre si, a animais com idade superior a 6 meses e que não sejam portadores de doenças infeciosas.
Deverá ser feito um reforço anual da vacina para manter os níveis de resistência imunitária do cão à doença.
Antes de se iniciar a primeira vacina, é necessário proceder à realização de um teste de despiste de Leishmaniose.
A quem e como devo solicitar mais informações?
O médico-veterinário habitual do seu animal é o melhor profissional para o informar sobre todas as questões relacionadas com a prevenção da Leishmaniose.
Não hesite em consultar-nos!